Pesquisa revela aspectos desejados nas rações e aponta tendências na alimentação dos animais

Pesquisa revela aspectos desejados nas rações e aponta tendências na alimentação dos animais

Tutores associam nutrientes saudáveis às cores dos produtos. Humanização dos produtos para pets também ganha cada vez mais espaço 

Os tutores brasileiros de pets valorizam cada vez mais a alimentação saudável para os animais de companhia. Essa é a principal constatação de pesquisa realizada pela Oterra, maior produtora global de corantes naturais para alimentos, bebidas e suplementos alimentares. A pesquisa Pet food - Care by colors foods, tem 800 entrevistados entre donos de gatos e cachorros no Brasil, México, Peru e Chile e constata que os valores nutricionais, volume de proteínas e aditivos estão entre as principais informações procuradas no momento de avaliar a compra dos produtos. A presença de frutas, vegetais e cereais também são itens desejados pelos tutores. Com 144 milhões de pets, o Brasil lidera o ranking de animais de estimação na América Latina.


O convívio com gatos e cachorros vem aumentando de forma consistente nos últimos anos e foi ainda mais impulsionado pela pandemia da Covid-19. Dados da Comissão de Animais de Companhia (COMAC) mostram que 30% dos pets do País foram adotados durante esse período e para 23% dos tutores foi a primeira decisão de adoção.


Nesse contexto, o comportamento dos tutores apresentou algumas mudanças, refletindo no tipo de alimentação e na forma como é apresentada. Paralelamente, os cuidados adquiridos em meio ao isolamento social também se refletiram na forma de tratar os animais, com crescimento da procura por alimentos livres de substâncias indesejadas, como conservantes e ingredientes artificiais.


Segundo Stella Munhoz, gerente de marketing da Oterra para a América Latina, a demanda por produtos que imitam alimentos e guloseimas humanas está crescendo, principalmente, pelo fato de as pessoas quererem proporcionar “experiências de comidas reais” aos seus pets. Por isso, os aspectos visuais e cores são mais importantes do que nunca na alimentação dos animais.


“Mais da metade dos entrevistados, 53%, concordam que aspectos visuais são importantes. Além disso, 55% dizem que a cor do produto deve estar alinhada ao ingrediente. Por exemplo, se a ração é vermelha pode ser associada à carne e, por outro lado, o verde é relacionado ao espinafre ou outra verdura. Nesse sentido, fica claro que as pessoas associam intuitivamente pratos mais coloridos a alimentação mais nutritivas e sempre querem oferecer o melhor para seus animais”, explica Stella.


Um fato interessante é que existem estudos que mostram que os animais têm a visão de cores distintas dos humanos, e por isso, cores diferentes podem auxiliar para despertar o desejo dos pets. Na pesquisa da Oterra mostra que para rações secas, existe preferência dos tutores de tons escuros para vermelho e de tons claros para marrom, verde e laranja. Já para petiscos a preferência fica em tons claros para vermelho e laranja ou, no caso de tons escuros, para a cor marrom.


Ainda de acordo com a pesquisa da Oterra, as pessoas estão começando a se atentar não só para as cores, mas com a procedência delas. No total, mais de 50% dos entrevistados acreditam que cores artificiais impactam negativamente a saúde dos animais de estimação. No Brasil, 83% dos consumidores disseram que preferem corantes naturais aos artificiais.


Atenção às embalagens - Prestar atenção na descrição dos ingredientes na embalagem pode ser o primeiro passo para uma alimentação mais saudável para o seu pet. Produtos com cenoura, urucum, cúrcuma, páprica, beterraba, cochonilha, caramelo, clorofila e carmim são opções naturais de corantes, por exemplo. 


Do ponto de vista da nutrição, alimentos com poucos ingredientes e de fontes naturais, incluindo presença mais elevada de proteína indicam um bom produto.


A humanização será cada vez mais vista, incluindo fatores atrelados ao estilo de vida e dieta como, por exemplo, o consumo de itens plant based, bem como sorvetes e cerveja para cães, que já podem ser encontrados nas prateleiras das pet shop.


Se o mundo de alimentos e bebidas está se transformando, a alimentação dos pets segue a mesma tendência. Alimentos premium, clean label, fontes naturais e sustentabilidade são temas que permeiam a alimentação humana e dos animais. Por isso, as indústrias devem ficar atentas às demandas dos consumidores por novidades e produtos cada vez mais naturais, saudáveis, seguros e confiáveis para os animais de estimação.
 

Compartilhe:
v2-3--bottom whatsapp